Eleições 2016

Quem entra, quem sai e quem troca de partido a um ano das eleições municipais

Marcelo Martins e Ticiana Fontana

"

Quem não se recorda dos tempos de infância da brincadeira “dança das cadeiras”? Nela, o número de assentos é sempre um a menos que o total de participantes. E quem não senta primeiro, quando a música para, dança. Ou seja, sai fora do jogo. Fazendo uma analogia com a política, quem não se mexer agora, a pouco mais de um ano para o pleito, pode ficar sem ter onde sentar ou com o pior lugar. Isso vale para o surgimento de novos nomes, troca de partido e acordos e alianças, que estão sendo costuradas.

Nos bastidores, há nomes que foram ventilados para estrear na política e estão praticamente descartados. O delegado da Polícia Civil Marcelo Arigony, que foi convidado por vários partidos e demonstrou uma inclinação, na sexta-feira, disse estar indeciso com tendência a não se filiar a sigla alguma.

Há a possibilidade de surgir três empresários conhecidos na cidade como candidatos no ano que vem. O PR confirmou a filiação do ex-presidente da Cacism, ex-secretário  municipal de Turismo, Paulo Cechin. O empresário não quis comentar o caso.

– O problema é que se filiar significa estar marcado para o resto da vida. Além disso, as pessoas vão falar que você aproveitou a exposição em entidades ou na sua atividade profissional para alavancar uma carreira política. Então, os “bons” acabam não indo para a política – afirmou um empresário bem conhecido na cidade e que, apesar do assédio, diz que não quer nenhuma ligação com a área.

O PDT espera, nos próximos dias, anunciar a filiação de um empresário, que poderia ser pré-candidato a vice-prefeito ao lado do vereador Marcelo Bisogno.

Para quem já está na política, a “dança das cadeiras” envolveu a suposta troca de partido de dois vereadores, que foram sondados e acenaram com a possibilidade sair da sigla de origem. Entre tantas ameaças, apenas um deve mudar até o fim da próxima semana. 

Entre os tradicionais

Dos partidos que já apresentaram seus pré-candidatos, alguns vão aparecer na urna, outros, talvez, como vice ou, até mesmo, apenas como articuladores em chapas maiores. O tempo de rádio e de TV, o tamanho do partido e outros interesses serão determinantes para continuar ou sair de cena. PDT, PPL, de Werner Rempel, e PSB, de Fabiano Pereira, andam conversando bem de perto.

Algumas indefinições são conhecidas e geram boatos e fatos concretos sobre o tema. Uma delas é a respeito do desdobramento da saída definitiva ou temporária do  vice-prefeito, José Haidar Farret (PP), que encontra-se inelegível, em decorrência de uma condenação por estelionato da Justiça Federal.

O PMDB se mostra coadjuvante no atual cenário e dificilmente terá um nome para prefeito, mas pode apresentar para compor como vice, representado pelos secretários municipais Tubias Calil ou Magali da Rocha. Sem Farret, o PP poderia aposta em algum nome da Câmara: Sandra Rebelato e Paulo Denardim dizem que não concorrem nem a vereador.

Outra interrogação envolve o deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB), que adotou o silêncio, mas ainda não teria um nome para vice.  Já o colega de Assembleia e ex-prefeito Valdeci Oliveira buscou um vice desvinculado da político tradicional e, na última sexta, demonstrou  simpatia com a filiação partidária do PR. O petista, que já trabalhou com Ceccim como seu secretário de Turismo, escreveu no Twitter: “Paulinho é muito comprometido com Santa Maria e, certamente, contribuirá pra qualificar a política local”.

Pesquisas e a ausência de um perfil

Até a realização das convenções partidárias, que devem ocorrer entre junho e julho de 2016, as siglas realizam as primeiras pesquisas eleitorais internas. As sondagens são uma tentativa de dosar índices como “aceitação” e “rejeição” de quem se jogará ao pleito. Os partidos fazem o maior número de combinações possíveis visando saber como estão seus possíveis candidatos e, mais, ter um termômetro dos prováveis "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PSB de Fabiano Pereira comemora chegada de mil novos filiados

Próximo

Santa Maria tem o pior ano na geração de empregos, superando até a crise de 2009

Economia